História, Notícias, Secretarias, Sem categoria

Entenda como funciona a Regulação Hospitalar

Postado em 21 de maio de 2020 » Por : » Categorias : História,Notícias,Secretarias,Sem categoria » Comentários desativados em Entenda como funciona a Regulação Hospitalar

A Regulação Hospitalar é um sistema implantado pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado e pelas Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo é reduzir o tempo de espera pelo atendimento e melhorar a organização das filas de espera.

A partir da identificação da necessidade do usuário, são definidos o melhor local e a melhor data para o procedimento.

Como isso funciona na prática?

As Secretarias dos Estados são responsáveis pela regulação do acesso aos leitos das unidades de saúde de cada região. A central recebe a solicitação de uma vaga, a equipe médica da central classifica  através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico. Depois vem a procura pelo serviço que atenda às necessidades do paciente na rede do SUS. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.

Por isso, quando um paciente do SUS recebe o encaminhamento da necessidade de cirurgia, o próprio serviço onde esta necessidade foi constatada procura pelo leito junto ao hospital que é referência para o atendimento, seja pela proximidade geográfica ou pela especialidade.

No momento a regulação  do Município de Cerejeiras está  atendendo  quem faz tratamento de Câncer e retorno de traumatologia ( Fratura) em virtude do que está previsto no decreto 25049/20 e da pandemia do novo Coronavírus. O Departamento de  Regulação  está agora  localizado  PSFB – DRº HUMBERTO MUNIZ BARBOSA – EM FRENTE A MADERAMA.

ENDEREÇO: Avenida das Nações Nº2115.

Fone: (69)3342-4090.