covid19

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO (COVID-19): 05/10/2020

• Casos Confirmados: 264
  • Casos Confirmados Ativos: 13

(9 em tratamento domiciliar, 1 internado na UTI em Cacoal; 3 internados em enfermarias-clínicas, sendo 1 em Cacoal, 1 em Vilhena e 1 em Cerejeiras)

• Curados: 245
  • Óbitos Covid-19: 6
  • Casos Suspeitos: 0
  • Descartados: 1046

*OBS: Dados sujeitos a variações dependendo do horário de registro no sistema DataSUS.

ESCLARECIMENTO:

As atualizações de hoje são:

• Confirmação de 2 (dois) novos casos de Covid-19 diagnosticados por meio de teste rápido.
  • Um dos positivos para Covid – 19 desta edição, diz respeito a um paciente que foi levado a emergência do Hospital São Lucas em decorrência de um acidente. Ocorre que quando se trata de encaminhamentos para Hospitais de referência é padrão a realização de teste rápido de Covid-19 para segurança da equipe que irá conduzir, bem como, para que o acolhimento no destino seja de acordo com todos os protocolos de saúde. Além disso, houve uma exposição a contaminação por contato com o sangue do paciente na equipe que atendeu a emergência no local do acidente, o que reforçava a necessidade de realizar o teste rápido para que os cuidados necessários fossem tomados pela pessoa exposta a contaminação. O teste rápido realizado deu positivo para Covid-19 e, com isso, o paciente acidentado foi transferido com esse registro nos documentos de encaminhamento. Mesmo não havendo relatos de sintomas de Covid – 19 pela família, cabe lembrar que existem os casos assintomáticos e a equipe de saúde apenas seguiu os protocolos de forma a garantir um tratamento adequado ao enfermo, bem como a segurança de todos. Em Cacoal, conforme informações repassadas a Vigilância Epidemiológica, foi realizada uma Tomografia Pulmonar que indicou Covid-19 sendo realizado um novo teste rápido que também teve resultado POSITIVO. O paciente foi internado da Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
  • Registro de 7 (sete) altas médicas.
  • Outros 13 (treze) exames/testes tiveram resultados negativos para Covid-19. Total de descartados chega a 1046.

Telefones para contato em casos de suspeita de Coronavírus:

• Disk Corona: 99983-5044.
  • Vigilância Epidemiológica: 99928-8342.

Mais informações serão publicadas sempre no site oficial do Município: www.cerejeiras.ro.gov.br.

Cerejeiras, 05 de outubro de 2020.

Ederson Lopes

Secretário Municipal de Saúde